Casa da Cultura oferece curso de sapateado 

104

Sapatos, movimento do corpo, estalos no chão, ritmo e harmonia. A mistura desses elementos originou uma dança que transforma os pés dos dançarinos em instrumentos de percussão: o sapateado. O estilo, que se espalhou pelo mundo através do cinema, agora está sendo oferecido em Teresina, na Casa da Cultura.

O curso de sapateado está com inscrições abertas, com aulas nos dias de segunda e quarta, às 18h30, e aos sábados, às 9h. Podem participar crianças a partir dos 7 anos e não há limites de idade.

As pesquisas mostram que o sapateado surgiu na Irlanda, por volta do século V. Nessa época, os camponeses usavam sapatos com sola de madeira e os diferentes sons produzidos tornaram-se motivo de brincadeiras. A partir daí, surgiram ritmos diferentes, que deram origem a dança chamada de Irish Jig. Nas décadas de 30 a 50, o cinema e os grandes musicais ajudaram a difundir a dança pelo mundo, chegando ao Brasil e sofrendo influência de diversos ritmos da nossa cultura musical.

A diretora da Casa da Cultura, Josy Brito, ressalta que, além do curso de sapateado, o espaço oferece ainda oficinas de jazz, balé clássico, desenho, teatro, cinema e estamparia e reciclagem. O espaço é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, e fica localizada na Rua Rui Barbosa, 348, no centro da capital. Para mais informações sobre os cursos, os interessados podem ligar para o telefone 3215.7849.

Deixe o seu comentário