Festas do Santos Populares de Portugal: Vinhos & Sardinhas – por Marly Lopes

100

Mês de Junho é tempo de festa em toda parte. Em Portugal se comemora os Santos Populares, o país se veste de cores para comemorar dia 12-13 Santo António que nasceu em Lisboa.

A casa de Santo António fica no bairro da Alfama e a festa começa cedo na frente da igreja de Santo António onde hoje tem o museu, onde era sua casa. Uma parede cheia de flores é erguida e os manjericos ( mudas de manjericão) enchem as esquinas da cidade.

Dentro da igreja o Pão de Santo Antônio é entregue aos devotos que após a missa seguem para a procissão que termina perto da igreja da Sé onde a festa perdura até de manhã, esta é a “Noite mais longa de Lisboa”, as sardinhas na grelha fazem parte da festa com um bom vinho para harmonizar.

Com mais de oito décadas de história, as marchas populares de Lisboa já são uma tradição desta época festiva e reúnem os vários bairros da cidade num cortejo. Como já é costume, estas marchas realizam-se no dia 12 de junho na bonita Avenida da Liberdade e contam com centenas de participantes.

Outra tradição desta festa são os famosos casamentos de Santo António que também se realizam no dia 12 de junho e que juntam vários casais para a celebração do matrimónio .

São centenas de visitas à igreja de Santo Antônio, como o casal de São Luís Adriana Leal e Nivaldo que estiveram presentes para agradecer os 20 anos de casamento (ver imagem) e comemorar com vinho do Douro no Time Out .

A sardinha é símbolo da cidade e representa O Melhor de Lisboa , tem muito para dar e vender durante toda a festa dos Santos Populares de Lisboa.

Nas barracas oferecem as opções de harmonização com vinho verde, branco e até vinho tinto.

Os maiores restaurantes fazem competição para o Concurso da melhor sardinha da cidade, até as Viniculas oferecer SARDINHADA regada a degustação de VINHOS.

Já na cidade do Porto a grande festa é celebrada no dia de São João , conhecida em toda Portugal como o São João do Porto.

Com vários séculos de tradição, esta festa marca o início do solstício de verão, celebrando a abundância e fertilidade;

É sobretudo nesta época que as pessoas andam com martelos de plástico ou alho-porro pelas ruas do centro histórico do Porto a dar marteladas nas pessoas e a soltar balões de ar quente .

Como não podia deixar de ser, a noite mais longa do ano na cidade do Porto continua com o maravilhoso fogo de artifício que tem lugar na Ponte Luiz I e em outros pontos estratégicos colocados no rio Douro e por toda a cidade.

A Festa do Barrete Verde, em Alcochete, tem mais de 60 anos de história , com muita animação musical, com vários espetáculos ao vivo e a procissão por terra e por mar em honra de Nossa Senhora da Vida, à noite são distribuídos 1800 kg de sardinha e 1500 litros de vinho gratuitos para quem passar por lá.

É muita festa regada a SARDINHA e ao VINHO em Portugal, venha visitar!

Beijos e Abraços!

Marly Lopes

Economista, mestre em Administração e Economia Internacional pela University of Westminster em Londres. Criadora do VEM: Vitalidade, Energia e Movimento (@VEM_6) e fundadora da WineTV @VIVOVINHO.

Deixe o seu comentário