Lixo Zer0 – por Joana de Melo

54

Esses dias tem sido intenso, com várias mobilizações acontecendo pelo Brasil, para alcançarmos políticas públicas lixo zero e um país mais limpo e inovador!

Modificar a forma como vivemos a fim de melhorar as condições de onde habitamos é de tamanha URGÊNCIA!

Uma vida sem plástico não é só salvar a natureza, tem como objetivo salvar a nós mesmos, humanos, das consequências que podem acontecer conosco, até porque a natureza se reinventará e permanecerá e resistirá, o resultado final acontece com a gente.

Que bom que esse é um assunto crescente na pauta das prefeituras, e com várias conquistas. Uma delas foi o anúncio no Congresso Internacional Lixo Zero, que Florianópolis, a capital de Santa Catarina, assinou com o compromisso de se tornar até 2030, uma Cidade Lixo Zero!

O que isso significa?

Que a cidade caminhará com mais força para o cuidado com os seus resíduos, servindo de exemplo para todas as cidades brasileiras!

Não é fantástico?!

Outra grande conquista, foi a aprovação do projeto de lei “Pelo fim dos canudos de plástico no Rio de janeiro”.

Vitória dos milhares de cariocas que assinaram e colaboraram para que a pauta fosse votada, faltando agora somente a assinatura do prefeito Marcelo Crivella e a cidade será livre de canudos descartáveis que tanto poluem as praias e as ruas!

Mas o que é um kit lixo zero? #kitlixozero

É um conjunto de itens duráveis e reutilizáveis contendo copo, talheres, canudo, guardanapo de pano (econapo) e ecobag para que a gente esteja sempre com eles na bolsa, no carro e no trabalho.

Mas por quê?

Porque isso facilita muito na hora de recusar qualquer coisa descartável no nosso dia a dia e assim a reduzir significativamente a quantidade de lixo que geramos.

Como eu começo o meu?

Você pode improvisar com o que tem em casa e dê pra carregar, tanto na rotina quanto em algum momento específico em que você sabe que vai poder recusar descartáveis, como em compras, lanches, festas, etc.

Mudar a forma de enxergar e viver é parte ideal  para uma maior consequência e respeito ao meio ambiente e respeito a você também!

Então comece hoje!!!

PS: Essas mobilizações só aconteceram pelo apelo da sociedade civil mobilizada, mostrando que o futuro está sim em nossas mãos!

Para saber mais:  http://www.riosemcanudo.meurio.org.br/#block-9584

http://cbndiario.clicrbs.com.br/sc/noticia-aberta/programa-pretende-transformar-florianopolis-na-primeira-cidade-lixo-zero-do-pais-211282.html

Deixe o seu comentário