Maria Isabel ou Maria Izabel? Tanto faz! – Segredos dessa delícia – por Maria Teresa

1614

Olá queridos leitores, hoje, falaremos um pouco sobre uma iguaria muito apreciada no nordeste, o arroz Maria Isabel. É uma comida de rápido preparo, saborosa e que se constitui basicamente na união de arroz, carne seca e temperos.

Alguns historiadores defendem suas versões com relação a origem da receita. Uns afirmam, que um determinado senhor herdou do pai as charqueadas e como era criador de gado, o couro ele exportava e com a carne fazia o charque.

Essa mistura com o arroz foi uma coisa natural que ocorreu entre os escravos, e para homenagear o poderoso senhor, o prato levou o nome da esposa dele, que se chamava Maria Isabel”. Outros afirmam categoricamente, que os cuiabanos, sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870, tiveram que consumir somente o que cultivavam. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’.

Independente da origem, essa receita é um ícone da culinária nordestina e faz parte da memória afetiva de muita gente. Quem nunca comeu o arroz Maria Isabel bem quentinho, direto do tacho, feito por alguém especial?

Sei que você deve estar com água na boca só de imagina e como não é minha intenção deixar ninguém passando vontade, vamos resolver agora esse problema… Vamos fazer uma Maria Isabel? Ou seria Maria Izabel? Diante de tanto sabor e significado pra mim tanto faz e pra você???

Boa semana a todos!

maria

MARIA ISABEL

Ingredientes

– 500g de Arroz

– 500g de Carne de Sol em cubos

– 2 Colheres (sopa) de óleo

– 1 Cebola picadinha

– Sal, pimenta do reino e açafrão a gosto

– 1 litro de água fervente

– Cheiro verde pra finalizar

Preparo

Coloque o óleo numa panela e frite a carne de sol até ficar bem sequinha. Acrescente a cebola e refogue. Coloque o sal, a pimenta do reino, o açafrão e o arroz e mexa pra agregar todos os ingredientes. Adicione a água previamente fervida, baixe o fogo e tampe a panela. Aguarde um tempo da água secar e seu arroz cozinhar. Desligue o fogo e finalize com cheiro verde fresco.

DICA: Sirva com carne de sol na manteiga da terra e farofa de banana.

Deixe o seu comentário