Qual o melhor vinho para sua carne – Por Layane Santos

150

Para escolher o melhor vinho que acompanha seu prato, você pode levar em consideração vários critérios. Seja o tipo de uva, pela intensidade ou idade do vinho, por exemplo. Sem contar a regra generalista (mas com um fundo de verdade, como veremos a seguir) de que vinhos tintos combinam com carne vermelha e vinhos brancos com carnes brancas.

Em nosso caso, focaremos apenas nas carnes vermelhas. É importante frisar que um prato pode ser harmonizado com diferente tipos de vinho. Vamos começar por um tipo de vinho específico: O vinho rosé seco.

Combina muito bem com carnes magras assadas e carnes bem temperadas e picantes, estes também combinam bem com vinhos tintos jovens.

A safra do vinho sempre é exibida na garrafa, então é fácil saber a sua idade. Vinhos  tintos jovens, também combinam bem com carnes magras assadas e grelhadas. Porém, vinhos com mais de 3 anos não são boas escolhas para pratos muito temperados e picantes.

Agora, a melhor escolha para uma carne assada ou grelhada, magra ou gorda, são vinhos tinto reserva com mais de 7 anos. Claro que você pode fazer um churrasco com um vinho jovem, mas se puder ser acompanhado com um vinho de guarda terá um sabor bem mais especial!

Outra forma de escolher seu vinho é através do tipo de uva. Cada tipo de uva harmoniza melhor com um corte diferente da carne. Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah. E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti. Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.

Aqui vão algumas outras dicas: 

istock-537468064

Grelhadas

Carnes grelhadas se dão bem com vinhos tintos amadeirados. Malbec e Tannats são ideiais para esse tipo de preparo.

Carnes bem passadas não combinam com vinhos tânicos, uma vez que esses conferem uma sensação de amargor indesejada. Harmonizam melhor com Merlot ou Pinot Noir de média intensidade.

Com molho

Quanto mais intensos o aroma e o sabor do molho, mais potente deve ser o vinho. Vinhos com uva Shiraz harmonizam com carnes com molhos gordurosos e suculentos.     Carnes com molho à base de vinho tinto ficam perfeitas quando servidas com o mesmo vinho utilizado no preparo do prato.

Caça e cordeiro
Pedem vinhos tintos encorpados, como Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Assadas
Tintos com passagem por carvalho combinam com carnes assadas.
Vinhos complexos e com taninos presentes são uma ótima escolha.

É claro que o seu paladar está à frente de todas essas regras, mas siga essas dicas e perceba como harmonização vinho x carne bem mais saborosa. Brinquem e divirtam-se com o fantástico mundo da enogastronomia!

 Gostou? Compartilhe de deixe seu comentário!

Deixe o seu comentário