Roupas e objetos pessoais de Frida Kahlo serão tema de exposição

27

Mesmo 64 anos depois de sua morte, a arte e a postura de Frida Kahlo continuam a encantar o mundo. E agora a exposição Frida Kahlo: Making Her Self Up, que inaugura no dia 16 de junho no Victoria and Albert, em Londres, explorará uma parte ainda misteriosa da vida da artista.

O trabalho de Frida sempre esteve sob os holofotes do mundo artístico, mas seus itens pessoas ficaram reservados em sua Casa Azul, na Cidade no México — que ficou intocada por cerca de 50 anos depois de sua morte. A mostra britânica é a primeira fora do país de origem da artista a exibir fotos, roupas e joias da artista.

A curadora é Claire Wilcox, que já trabalhou com outras grandes exposições sobre moda, como Alexander McQueen: Savage Beauty, Radical Fashion, e a grande mostra sobre Vivienne Westwood em 2004. Ela também é a responsável por fundar o programa Fashion in Motion, que exibe desfiles dentro das galerias brancas do museu.

E quando o tema é o armário de Frida Kahlo, isso envolve também suas personalizações e criações.  “Nós trouxemos muitas roupas, joias, próteses e equipamentos médicos, junto com fotografias e autorretratos. Estamos construindo uma imagem da vida de Frida — a forma que ela construiu sua identidade através desses objetos”, contou Claire para a Dazed and Confused.

E porque tentar entender qual era a postura de Frida em relação à moda? A curadora explica: “Sua aparência era anti-fashion. É evidente nas fotos que ela era diferente em seu círculo social, até mesmo de outras mulheres mexicanas. Você vê a oposição à conformidade só de olhar uma foto dela em um grupo.”

A mostra será inspirada na Appereances Can Be Deceiving: The Dresses of Frida Kahlo, que aconteceu na Casa Azul em 2012. “Estou trabalhando com o curador da mesma mostra, e o que é mais crucial é que essas coisas estão deixando a Cidade do México pela primeira vez, e então vindo pra Londres”, contou Claire.

“Se você vai à alguma mostra, você deve sair dela sabendo um pouco mais sobre o assunto. Para nós, o processo de pesquisa permitiu isso, e esperamos que a exposição faca o mesmo”, finaliza a curadora. Anote na agenda!

Fonte: https://elle.abril.com.br/cultura/roupas-e-objetos-pessoais-de-frida-kahlo-serao-tema-de-exposicao/

Deixe o seu comentário