Sorvete sim, e sem culpa! – por Maria Teresa

124

Hoje falaremos um pouco sobre uma sobremesa maravilhosa e muito apreciada, principalmente nos lugares onde o clima é mais quente, o sorvete.

É uma sobremesa gelada à base de lacticínios, como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar e são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais.

Mas você sabia que esta delícia existe há mais de 3000 anos? Eita povo visionário quando o assunto é comida, e as descobertas são tão inusitadas… A história começa com os chineses, que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: SORVETES – Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44. Já pensou viver numa época em que tomar sorvete tinha hora marcada? Pelo simples fato de não ter como armazenar depois da produção? Ainda bem que hoje com o advento da tecnologia nós podemos escolher qual a melhor hora de tomar sorvete…

sorvete-sim-3

Ficou com vontade, né? Mas bateu a culpa? Aqui vai a boa notícia… Vamos aprender a fazer um sorvete delicioso, saudável e que você pode tomar sem peso na consciência. Boa semana a todos!

SORVETE DE BANANA E MORANGO

– 6 Bananas maduras e congeladas (cortadas em rodela)

– 2 Caixinhas de morangos (cortados e congelados)

– 1 pote de iogurte grego

PREPARO:

Tirar as frutas do congelador uns cinco minutinhos antes de preparar.

Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bater até conseguir uma consistência pastosa.

Sirva em seguida decorado com um morango fresco.

DICA: Caso seu paladar seja mais exigente para o doce, acrescente meia xícara de açúcar no preparo. E para variar troque o morango por outras frutas, como manga, ameixa ou substitua por cacau em pó.

 

Deixe o seu comentário