Um doce cultural: Cocada – Por Maria Teresa

5984
Brazilian dessert Coconut candy cocada different tastes with coconut on wooden table. Selective focus

O que é que a baiana tem? Tem gostinho doce, tem. E coco ralado também! Além de outras coisinhas mais, né? Como por exemplo, a origem dessa iguaria tão apreciada na nossa cultura.

A Cocada é um doce tradicional da Angola e típico brasileiro feito à base de coco. Tem um apelo cultural muito forte, sendo o mais popular de todos os doces do nordeste. Faz parte do rol dos bens históricos da doçaria nacional e cada dia mais a cocada ganha popularidade fora do país.

images

Por volta de 1750, época em que o Brasil ainda estava sendo colonizado e recebia diversos imigrantes, as escravas negras passaram a cozinhar para os senhores de engenho. Elas levaram todo seu conhecimento culinário e adaptaram muitos pratos ao paladar dos senhores. Particularmente em Salvador, onde surgiu à maioria dos pratos da culinária africana adaptada ao gosto brasileiro, as negras criavam muitos pratos com leite de coco (fruta em abundância na região norte do país), como ensopados, moquecas e escabeches. Com as sobras do bagaço do coco elas faziam a cocada, misturando melaço de cana ou rapadura, produto muito encontrado na época.

receita-de-cocada-de-colher

O nome “cocada” deriva do próprio termo português para a fruta chamada de “coco”, este deve-se à uma antiga acepção de “monstro usado para assustar criança, a Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

Outra informação curiosa é saber como surgiu o termo “rei da cocada preta”. Dizem que quando a Família Imperial veio ao Brasil, a cocada preta era um quitute muito disputado na corte, e como o rei era sempre o primeiro a se servir, criou-se essa expressão. E com muita irreverência o carioca se apropriou e usa em tom de deboche, fazendo menção a alguém convencido. “Fulano é o rei da cocada preta”.

Agora vamos para a parte prática, né?

Vamos aprender como fazer uma cocada de forno. Perfumada, saborosa, quentinha e muito fácil de preparar.

COCADA DE FORNO

Ingredientes: 

 300 g de Coco ralado 

 2 latas de leite condensado 

 4 ovos 

 2 xícaras de chá de leite 

 Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo

Bata bem o leite condensado, os ovos e o leite no liquidificador. Acrescente o coco ralado e mexa suavemente. Coloque em refratário untado e polvilhado e leve para assar em forno médio (180º) em banho-maria, até dourar. 

DICA: Sirva quente com sorvete de creme. 

 

Deixe o seu comentário