Um lindo passeio pela região da Val D’Orcia. – por Danielle Palhano

199

Sem dúvidas uma das regiões mais lindas da Toscana, estradinhas com ciprestes digna de cartão postal, vinhas fabulosas e seus olivais, campos de trigo da cor do ouro são alguns dos exemplos que compõem as paisagens fantásticas dessa região.

Situado no topo de uma colina, ao sul da Toscana, não muito longe de Siena, Montepulciano é uma cidade medieval de rara beleza que definitivamente vale a pena uma visita! Um burgo único, com 14.000 habitantes, elegantes palácios renascentistas, igrejas antigas, belas praças e pequenos recantos escondidos. Você pode começar a explorar a cidade, a partir de qualquer uma das suas principais portas: Porta al Prato ou Porta delle Farine, (se chegar cedo você vai encontrar fácil vaga no estacionamento).

O que indico você conhecer nessa cidade:

Piazza Grande, o centro da cidade.

Palazzo dei Capitano del Popolo 

Pozzo dei Griffi e dei Leoni

Palazzo Comunali

Duomo – Cattedrale di Santa Maria Assunta

Montepulciano é conhecida pela grande produção de vinho tinto, o seu “Nobile di Montepulciano”, que é um dos vinhos italianos mais apreciados na Itália e no exterior.

E aqui vai uma dica de ouro, vinicola Canneto para a degustação do vinho Nobile de montepulciano: Visita guiada da vinicola, com bruschetta, queijos e salames, valor: 25 euros, horario: das 10:00 as 19:00 hrs, aconselho a fazer reservas na alta temporada.

Voce nao pode deixar de visitar a “Citta Sotteranea” essa a visita é gratuita e é uma cidade subterrânea com tumbas etruscas, também imperdível!

Para almoçar:

Cantina Gattavecchi, endereco: ( Via di Collazzi, 74)

Horario: 12:30 ate 14:30 hrs.

Na saída da cidade de uma passada no Tempio di San Biagio…uma das igrejas mais bonitas de Montepulciano, que vale a sua visita.

Montalcino é outra cidade que fica ali na região e é a famosa produtora do renomado vinho Brunello di Montalcino, um passeio bacana pra se fazer na cidade é subir no muro da Fortezza, (entrada no valor de 4 euros por pessoa) e o acesso é na própria enoteca que existe ali dentro, certamente você terá uma vista deslumbrante das colinas da Val D’Orcia, e pra relaxar um pouco que tal fazer uma degustação de Brunello dentro da Fortezza? se você não tem tempo de fazer uma visita nas inumeras e excelentes vinícolas que a região oferece aconselho a perder alguns bons minutos pra fazer uma degustação ali acompanhado de um “tagliere” de queijos e salames… depois de um city tour pelo centro histórico da cidade segue em direção a

 Pienza: Voce vai estacionar o carro e ir conhecer essa linda cidade, na minha opinião umas das mais lindas da Toscana, é uma cidade renascentista, de 2000 habitantes, seu desenvolvimento deu-se no sec. XV com o papa Eneas Piccolomini, o Papa Pio II, em apenas 04 anos eles reconstruíram a cidade que ate então encontrava-se em degrado, com o arquiteto famoso da época que se empenhou na tarefa e fez Pienza uma cidade ideal renascentista, e para o Papa, deveria haver uma interação utópica entre o homem e a natureza. A cidade é bem pequena  e em poucos minutos você consegue desbrava-la inteira, mas com certeza vai ser aquela cidade típicamente Toscana que você esperava conhecer e fazer belíssimas fotos.

O que conhecer em Pienza:

Corso Rosselino (rua principal da cidade)

Piazza Pio II: Duomo de Santa Maria Assunta, a sua direita o palazzo Piccolomini, a sua esquerda palazzo Borgia, na frente da igreja encontra-se o edificio com a prefeitura da cidade.

Via Dell’ amore (vai ate o final dessa rua que voce tera uma vista linda inclusivo o monte Amiata, que é um vulcao extinto).

Que tal fazer uma degustação de queijos pecorino na cidade?  o queijo pecorino ocupa um lugar de destaque nas mesas italiana,  é um queijo de ovelha (em italiano “pecora“) produzido de Norte a Sul, desde a época dos etruscos. E existe dezenas e dezenas de variedades que agradam qualquer tipo de paladar.

Danielle Palhano

Travel designer e personal anfitriã na Toscana/ Itália

Deixe o seu comentário