Vinho provoca enxaqueca? – Por Layane Santos

152

 Antes de qualquer coisa, devemos saber diferenciar uma simples dor de cabeça de uma enxaqueca. Algumas pessoas acreditam que o vinho seja um deflagrador de enxaqueca, mas estudos apontam que a bebida não é tão culpada assim no que diz respeito a dor de cabeça.

 Algumas variedades de uva tem potencial maior de provocar sintomas do que as outras. Segundo estudos, por exemplo, as uvas Tannat e Malbec são variedades que desencadeiam enxaqueca com maior frequência quando comparadas às uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. A explicação para essa constatação é a quantidade de taninos de cada variedade. Os taninos são os responsáveis pela cor escura do vinho. É esse o composto que faz o vinho ser saudável para o coração. Mas também provoca uma mobilização súbita da serotonina que desencadeia a enxaqueca.

Woman enjoying glass of wine in the city.

A dica para os enófilos é sempre ficar de olho nos rótulos. Uma boa dica é procurar os vinhos menos tânicos, como aqueles produzidos pelas castas Cabernet Franc, Pinot Noir, Carmenere, Barbera, Zinfandel, Primitivo, Grenache, Merlot e Gamay.

As pessoas que sofrem de enxaqueca não devem abandonar o vinho. O importante é não combinar fatores que trazem a crise, é como beber de estômago vazio após um dia de stress.

Deixe o seu comentário