Você sabe o que é Soda Italiana? – Por Maria Teresa

3239

Olá, queridos leitores!

Soda Italiana é  uma bebida leve e refrescante que mistura água com gás e xarope de frutas. É simples assim! A receita do refresco promete ser a sensação do verão. Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, a soda italiana vem conquistando apreciadores nos cafés de todo o país.

Sabor tangerina, maçã com canela, limão, melancia, limão siciliano, maracujá e cranberry  são algumas das variadas e deliciosas opções. No entanto, todas as frutas que são boas para se fazer um suco também servem para fazer o xarope que vai na receita da soda. Não há limites para criar. Deixe seu paladar e sua imaginação criarem as mais diferentes e saborosas sodas italianas. Criar refrescos de cores inusitadas é uma brincadeira muito divertida e todo mundo adora. Assim, é ótima opção para uma reunião com amigos e propor que cada um monte sua soda italiana.

O melhor da história é que é possível reproduzir as receitas em casa. De maneira geral, a proporção é de 4 para 1. São 200ml de água gaseificada para 50ml de xarope e muito gelo!

134494_originalFaça seu próprio xarope

Para o xarope base você pode incluir um quilo de açúcar refinado e um litro de água filtrada em uma panela, deixando no fogo médio. Você mistura até ficar homogêneo e espera até que o líquido fique cristalino. Depois disso, reserve o xarope na geladeira.

 No caso de acrescentar algum sabor, a dica é substituir a quantidade do ingrediente escolhido por parte da litragem de água. Por exemplo: se o ingrediente escolhido foi limão siciliano,  em vez de 1 litro de água, é só colocar 600ml de água na receita e 400ml de suco de limão siciliano.

Outra dica bacana, no caso do sabor ser uma fruta cítrica, é acrescentar ao xarope também a casca da fruta, mas sem a parte branca.
Se a escolha for utilizar especiarias, é só colocar um pouco do ingrediente escolhido junto com a água para ferver. A quantidade varia de acordo com o gosto final desejado. Já para os que preferem a utilização de ervas, elas podem ser fervidas junto com a água. A dica é tirá-las depois ou, ainda, incluí-las após o xarope esfriar, deixando fusionar de um dia para o outro.

Pronto! Agora você já sabe o que é, como montar e como fazer sua própria soda italiana.

SODA ITALIANA

Ingredientes

– 50 ml de xarope de fruta

– 200ml de água com gás

– Gelo

– Fruta para decorar

Preparo

Escolha uma taça long drink e coloque primeiro o xarope de fruta, coloque gelo e complete com água com gás. Decore com a fruta escolhida para o xarope e use um canudo para misturar tudo.

Deixe o seu comentário