O Que é Alta-Costura?

24

Assim como o termo alfaiataria (ainda não sabe o que é? Saiba aqui), o termo alta-costura é bastante ouvido em conversas sobre moda, e em grande parte das vezes, de maneira equivocada e errônea. Para você que adora moda, mas ainda não sabe exatamente o que significa alta-costura, o Sejamos Chiques não te deixa na mão e esclarece tudinho para você não fazer feio na hora de trocar aquela ideia sobre moda. Aprendamos:

Alta-Costura é o termo empregado para se referir à criação de modelos exclusivos, em escala artesanal, que em geral, contam com bordados e demais detalhes exclusivos, podendo inclusive levar metais e pedras preciosas; detalhes esses que são os responsáveis pelos altíssimos valores que as caracterizam, tanto que registros comprovam que somente 800 mulheres em todo o mundo possuem em seus guarda-roupas, criações de alta-costura.

O termo alta-costura surgiu em 1858 para definir o trabalho executado pela Maison do inglês Charles Frederick Worth que produziu o primeiro desfile de moda conhecido, onde modelos foram usadas para apresentar as roupas, ao invés de cabides, como era habitual na época.

Atualmente, na França, o termo alta-costura (que lá é conhecido como “Haute Couture”) é protegido judicialmente e só pode ser usado por estilistas e empresas que cumpram determinados padrões e exigências bem definidas pela Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, ou seja, NEM TODA A MODA PRODUZIDA NO MUNDO É ALTA-COSTURA.

Para que uma marca possa pertencer a este seleto e glamoroso grupo existem quatro regrinhas básicas:

– a marca precisa produzir peças feitas sob encomenda para clientes particulares;

– o atelier precisa estar localizado em Paris com pelo menos 15 funcionários trabalhando em tempo integral;

– precisa possuir somente 20 técnicos e

– apresentar duas coleções por ano à imprensa de Paris com pelo menos 35 modelos para o dia ou para a noite.

Apesar da exigência de se localizar em Paris, à algumas Maisons estrangeiras também é permitido o uso do termo alta costura, conferindo as mesmas, o título de “membros correspondentes”. E há ainda aquelas Maisons que mesmo não podendo fazer uso do termo, são convidadas para os desfiles de alta costura, o que por si só já é uma indício de poderem um dia fazer parte do grupo. Abaixo, a lista completa dos membros da Federação Francesa e dos membros correspondentes:

Adeline Andre 

Foto: Google Images

Anne-Valerie Hash

Foto: Google Images

Chanel

Foto: Google Images

Christian Dior

Foto: Google Images

Franck Sorbier

Foto: Google Images

Givenchy

Foto: Google Images

Gustavo Lins

Foto: Google Images

Jean-Paul Gaultier

Foto: Google Images

Maurizio Galante

Foto: Google Images

Stéphane Rolland

Foto: Google Images

Giambatista Valli

Foto: Google Images

Azzedine Alaïa

Foto: Google Images

Elie Saab

Foto: Google Images

Giorgio Armani

Foto: Google Images

Valentino

Foto: Google Images

Versace

Foto: Google Images

Essa lista é revista pela Federação todos os anos, podendo sofrer acréscimos e até exclusões. Mas, o fato é que alta-costura vai ser sempre sinônimo de luxo, exclusividade e extrema qualidade.

Deixe o seu comentário