8 dicas para economizar DINHEIRO – por Rafaella Fernandes

143

1. Crie metas para suas despesas

Após fazer um levantamento dos seus gastos mensais, você deve criar metas para suas despesas com base na sua renda. Dividir por categorias é uma boa estratégia, por exemplo:

– 50% para despesas essenciais: habitação, alimentação, transporte, etc.;

– 20% para dívidas e investimentos: dependendo da sua prioridade e de acordo com seus objetivos;

– 30% para despesas não fundamentais ou de consumo: academia, restaurante, cinema, passeios, etc.

2. Faça compras em dinheiro

É uma ótima forma de gastar apenas o programado: leva-se o dinheiro contado. Assim, você controla melhor os itens que vai adquirir. E, caso o valor de compras ultrapasse a meta, será necessário fazer escolhas e deixar algumas coisas na prateleira.

3. Avalie se vale a pena consertar

Se você costuma comprar um produto novo sempre que um em uso quebra ou se desgasta, saiba que o conserto pode sair bem mais em conta. Com a diferença você pode comprar outros itens dos quais precisa ou mesmo investir e multiplicar seu patrimônio.

4. Peça coisas emprestadas

Muitas vezes precisamos de coisas que usaremos muito pouco e mesmo assim as compramos. Procure entre seus conhecidos, alguém que já possua esse bem e não tenha vergonha: peça emprestado! Cuide muito bem daquilo que você pediu, pois um dano pode ter o efeito totalmente oposto: em vez de economizar, você terá que pagar o conserto ou adquirir um bem novo para a devolução.

5. Utilize os programas de recompensa do cartão de crédito

Muitos cartões contam com esse artifício, com o qual você pode obter vários produtos que esteja precisando e, assim, não precisará pagar por eles. Não nos esqueçamos dos programas de milhas, com os quais podemos economizar muito em passagens áreas.

6. Use cupons

Muitos sites oferecem descontos nos mais diversos tipos de estabelecimentos e produtos. Informe-se sobre os que funcionam na sua região e utilize sempre que precisar de algo. Mas cuidado com o consumismo!

7. Aprenda a dizer não

Muitas vezes estabelecemos metas para não gastar e nos propomos a não sair de casa, mas recebemos convites de amigos ou parentes e não sabemos negar. Seja firme nos seus propósitos!

8. Pare de assinar jornais e revistas

Hoje a internet oferece uma enorme diversidade de sites com acesso a notícias. Você pode ficar muito bem informado sem gastar com assinaturas.

Mas lembre-se: economizar de um lado para gastar desnecessariamente de outro não adianta nada. Seja inteligente financeiramente: use o dinheiro economizado para adquirir bens necessários, para realizar sonhos ou para aumentar seu patrimônio através de investimentos!

Deixe o seu comentário