A FANTÁSTICA CONCORRÊNCIA E COMPETITIVIDADE NO CENÁRIO EMPRESARIAL – por Nara Cronemberger

54

Fantástica?

Sim! Foi-se o tempo em que a concorrência e a competitividade eram consideradas nocivas para as empresas. Atualmente, são consideradas variáveis positivas dentro do mercado empresarial.

Termos como: inovação, criatividade, capital intelectual, modelo de gestão, tecnologia, qualidade, ferramentas organizacionais, dentre muitos outros, contribuíram significativamente para um novo formato do mundo dos negócios.  Nada mais pode ser visto dentro de uma perspectiva engessada, ao contrário, as empresas estão cada vez mais integradas num ambiente aberto, condicionadas pelos seus pontos fortes, seus pontos fracos, suas oportunidades e suas ameaças.

E, assim, novos produtos e serviços estão surgindo com base nos perfis dos clientes/consumidores que muitas vezes se antecipam às suas necessidades e acabam por criar um clima de satisfação e conformidade entre produtos/serviços/utilidade/necessidade.

As empresas entenderam que quanto mais competitivas são, mais se destacam frente à concorrência empresarial e, consequentemente, potencializam as  melhorias contínuas fazendo girar o ciclo e nesse processo todos ganham: empresas, clientes e sociedade como um todo.

Deixe o seu comentário