AUTOGESTÃO DE CARREIRA – UM EXERCÍCIO DIÁRIO! 

55

Uma carreira profissional é marcada por muito trabalho, esforço e dedicação, além da necessidade de muito planejamento frente ao mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo, e empresas em constante fase de transição, passando de estruturas corporativas hierarquicamente desenhadas para estruturas mais “empaweradas”, buscando delegar aos funcionários maior poder para tomada de decisão e visando obter velocidade, qualidade e resultados crescentes.
Esse é o momento em que o planejamento, ou seja, a autogestão da carreira profissional deve passar obrigatoriamente por fases que o farão sentir-se confortável e seguro para tomar as decisões corretas. Aos primeiros sintomas de desconforto profissional, reserve um tempo do seu dia para investir nessa agradável tarefa de investigação, auto avaliação e redirecionamento da sua carreira.
Conhecer minuciosamente as próprias características e dinâmicas pessoais, nossas competências com as quais agimos no dia a dia em busca de uma atuação e reconhecimento profissional é um poderoso auxiliar para todo indivíduo no desenvolvimento de suas carreiras.

woman-thinking-used

O Autoconhecimento profissional é baseado na análise constante dos projetos que realizamos, desde o início de nossas carreiras, como pessoa produtiva, que consegue sentir satisfação com os próprios feitos e resultados, independentemente da compensação financeira.
É fundamental para todo profissional que reconheçam suas carreiras como um verdadeiro e valioso patrimônio, e, portanto, busquem conhecer padrões e ferramentas que possam auxiliar na identificação de nossas habilidades, o que tornará o trabalho uma expressão de alegria e qualidade de vida. É nesse campo que nasce o sucesso profissional, ou seja, o profissional se reconhece fazendo aquilo que ama, com competência, buscando inovação, identificando oportunidades de melhoria contínua, recebendo assim, o auto reconhecimento, o reconhecimento material e social.

Sirley Carvalho
Consultora Organizacional e especialista em Gestão de Carreiras

Deixe o seu comentário