Betina Costa estreia no @portalmempi: Cultura da paz e outras coisas mais

270

Estreando aqui na coluna das Mulheres Empreendedoras Pi, venho propor um espaço para abordar temas relacionados à cultura da paz, à humanização do Direito e ao pensamento sistêmico. Sou advogada sistêmica, atuando neste conceito inovador há pouco mais de 1 ano. Vamos juntos entender melhor esses termos e alguns contextos sociais que vêm se descortinando em torno de um pensar disruptivo e criativo, que se volta ao crescimento do ser humano e da cultura da paz.

A coluna será um espaço também para alguns devaneios, pois nesta caminhada em busca do saber, reconheci em mim uma enorme paixão por escrever sobre meus processos pessoais de autoconhecimento. Partilhar com vocês experiências, sentimentos e descoberta será um aprendizado, ainda mais se sentirem o impulso de interagirem neste espaço.

Então, venho me apresentar e sucintamente explicar os termos usados acima.

Sou Ana Betina Costa Pires, casada com Celso e mãe do Joaquim, hoje com oito anos, Catarina, com quatro, e Benício, com dois aninhos. Sou formada em Direito desde 2002 e advogada, atuando na área trabalhista.

A Advocacia Sistêmica para mim é uma atuação pautada na busca pelo equilíbrio entre direitos e deveres do cliente e das partes envolvidas, por meio de técnicas, conhecimentos e competências relacionais para ampliar a consciência do cliente acerca do seu conflito e das possibilidades de dissolução deste, oportunizadas pelas diferentes formas de resolução dos conflitos, judicial ou extrajudicial. Uma advocacia que se propõe mais humanizada, com propósito de integrar partes conflitantes, através de empatia, acolhimento e aceitação de diferenças.

O Pensamento Sistêmico vem ganhando força através da Constelação Familiar, moldada pelo psicanalista e filósofo alemão Bert Hellinger. Você já ouviu falar sobre essa forma de terapia? Tudo isso iremos tratar aqui nesta coluna, de forma leve e compreensível, sem tentar doutrinar e exaurir os temas.

É preciso apenas pontuar que pensar de forma sistêmica abrange bem mais conceitos e teorias que as Constelações, fundamentos outros que serviram de base para os estudos de Bert. Também irei me aventurar nestes temas mais profundos, trazendo à superfície desta coluna explicações mais rasas.

Estes, então, são alguns propósitos para nossos próximos capítulos. Espero vocês aqui comigo, desbravando esses mares do saber!

Betina Costa

Deixe o seu comentário