COMO CONSEGUIR COOPERAÇÃO COM OS FILHOS? – por Danyelle Bandeira

76

No mês das crianças no fundo o que nós mais desejamos na nossa relação com os filhos é ter permissão para estar no mundo deles, e isso significa construir um vínculo seguro e duradouro, o que quer dizer que precisamos conseguir cooperação em vez de submissão. 

Por vezes falhamos em nossa comunicação com eles e rapidamente saímos do amor e da paciência para a hostilidade e o ressentimento.

A Mediação Pais&Filhos acredita que podemos ser protagonista da prevenção e solução dos nossos conflitos aprendendo habilidades, estratégias e técnicas de mediação para conseguir conexão, empatia, cooperação e compreensão mútua. Como?

O primeiro passo é substituir o sermão e a crítica por um acolhimento. Acolha o seu filho como um tesouro que ele é. Mostre empatia e isso não significa concordar com ele. Abrace, olhe-o de forma amorosa e sente para conversar.

O segundo passo é validar sentimentos dizendo: “Eu vejo que você não está bem com isso. Percebo que está zangado, triste, cansado.”  “Você está cansado”. Como eles precisam ouvir isso de nós!

Aproveite para falar dos seus sentimentos. Os filhos precisam saber que não gostamos de algo que está acontecendo. Se necessário saia por tempo suficiente para se acalmar. Dê uma pausa positiva antes de continuar.

O terceiro passo é convidá-los para pensar em uma solução. Pergunte sem julgar: “Como podemos resolver isso? Pense em uma solução boa para lhe beneficiar e que seja respeitosa com todos nós?” Escute-o atentamente até o final sem interrupções. 

Diga a ele o que você fez para contribuir com o problema e o quanto está disposto a fazer de forma diferente. Peça desculpas caso seja necessário. 

Essa forma de se comunicar com os filhos cria uma atmosfera de cooperação e de resolução de problemas. Aprenda a acolher, a escutar ativamente, validar sentimentos e perguntar sem julgar. Então, vamos mediar?  

Resultado de imagem para por Danyelle Bandeira

Deixe o seu comentário