E AFINAL, O QUE É MEDIAÇÃO DE CONFLITOS? – por Danyelle Bandeira

26

A mediação é uma forma de solução de conflitos em que um terceiro, o mediador, aplica técnicas para aproximar as pessoas envolvidas, resgatando o diálogo, catalisando reações negativas, neutralizando emoções, clarificando ideias, possibilitando que as mesmas resolvam sozinhas o conflito, e construam um acordo.

É o meio mais adequado para aqueles que querem ou precisam manter o relacionamento, tais como, na relação entre empresa e cliente, irmãos que gerenciam uma empresa familiar, aluno e professor, marido e mulher, pais e filhos, vizinhos, e até mesmo um casal separado que precisa manter um diálogo respeitoso para educar e tomar decisões adequadas para o bem-estar dos filhos.    

A mediação propõe que sejamos capazes de colocar em pauta a nossa opinião, nossos sentimentos e nossos desejos e decidir o que é melhor para nós e para o outro. Ensina que podemos solucionar sozinhos e de forma participativa os nossos próprios conflitos, tornando-nos protagonista da solução.  

A mediação é um processo construtivo de solução de conflitos, restabelece e fortalece as relações, e, em regra, proporciona conhecimento mútuo, empatia, mudança e transformação, durante o processo surjam novas ideias e alternativas, antes não encontradas.  

Na mediação o cliente é convidado a entender as razões da empresa, bem como a empresa é convidada a enxergar o interesse do cliente. Os pais são convidados a identificar seu verdadeiro interesse, o bem-estar dos filhos, independente da separação. Um irmão é convidado a entender a razão do outro como parte integrante e necessária para a manutenção do funcionamento da empresa familiar deles. 

Mediação, uma conversa que te leva à solução.

Resultado de imagem para Danyelle Bandeira

Deixe o seu comentário