Karoliny Rufino estreia no @portalmempi: Síndrome do diploma na mão

279

Todo recém-formado sonha em trilhar uma carreira de sucesso, mas após as solenidades e entrega do tão aguardado diploma fica a pergunta: E agora, por onde começar?

 

A cada término de graduação, as instituições de ensino superior (IES) disponibilizam para o mercado de trabalho pessoas qualificadas e com muitas ideias a serem exploradas e colocadas em prática, mas só isso não é o suficiente.

Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e em busca constante de profissionais diferenciados, precisamos estar atentos a essas mudanças e nos adaptarmos a elas.

Então, pega a caneta e o papel, anote essas dicas e mãos à obra!

  • Tenha foco: Procure sempre optar por oportunidades que agregam valor a sua carreira e desenvolvimento profissional. Comece pelos estágios e trabalhos voluntários na área e lembre-se: um nível de cada vez. Não adianta você procurar um nível de analista se não possuem a vivência ainda na área para que possa ter êxito.

  • Seja um eterno aprendiz: Mesmo com a bagagem de um curso superior e aprendendo sobre o que há de mais inovador na sua formação, muitas competências aprendemos no dia a dia, vivenciando as situações que envolvam as teorias que você aprendeu. Uma dica pé se espelhar em um líder que você admire e se torne uma referência para você. E lembre-se: O mais experiente líder também está em constante evolução.

  • Invista no seu networking: Faça parte de grupos de estudos, participe de eventos na sua área de atuação e procure sempre ajudar aos outros com ética e profissionalismo. Assim além de obter novos conhecimentos, estreitar laços com pessoas da sua área, você irá ter a valiosa troca de experiencia, que também é uma forma de aprendizado.

  • Se conheça: Faça uma autoanálise e reflita sobre seu perfil profissional. Assim você irá descobri e potencializar seus pontos fortes e desenvolver seus pontos de melhorias.

Uma ferramenta simples e eficiente é a análise SWOT pessoal. Foi criada pelo consultor de gestão e negócios Alberty Humphrey e com ela você pode analisar ambiente interno e externo, tomar decisões precisas e coerentes, fatores que são primordiais para se ter bons resultados.

A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities ( Oportunbidades) e Threats ( Ameaças).

Muitas empresas utilizam esta ferramenta para tomar decisões estratégicas, se posicionar no mercado ou até mesmo lançar um novo produto.

Agora é a sua vez! Coloque em prática essas dicas e sempre leva com você o sorriso, porque um profissional de sucesso é aquele que faz o que ama!

Deixe o seu comentário