O QUE FAZER PARA OS FILHOS SE SENTIREM CAPAZES? – por Danyelle Bandeira

61

O objetivo da Mediação Pais&filhos é ajudar os pais a entenderem que é possível aprender novas habilidades para se comunicar de forma positiva com os filhos, e experimentar uma relação mais humana, autêntica e respeitosa.

Essa nova prática proporciona aos pais um maior bem-estar dentro de casa, e ao se sentirem melhor, conseguem substituir a postura permissiva, quando agem salvando, consertando tudo, ou superprotegendo-os, ajudando seus filhos também a se sentirem melhor e mais capazes.

Agir melhor muitas vezes se confunde com permissividade e se sentir melhor, muitas vezes, se confunde com superproteção. O que fazemos para ajudar as crianças a se sentirem melhor, de acordo com o modelo tradicional permissivo de educar? Recompensas como brinquedos, balas e doces: “Para de chorar que eu vou te dar um biscoito de chocolate” ou “Para de chorar que eu te dou um presente.” Elogios aos atributos externos da pessoa: “Filha você é muito linda” ou “Você é muito inteligente.” Negamos sentimentos: “Para quê esse choro?” “Isso é bobagem, vai passar logo”. Fazendo-as felizes o tempo todo. Salvando-as e superprotegendo para elas não sofrerem.

Sentir-se inadequados por não aprenderem a fazer por si mesmos, sentirem-se dependentes de coisas e pessoas, tornarem-se materialistas, sentirem-se no direito de tudo, acreditar que o amor significa ter os outros o tempo todo e cuidando deles, querer que todas as demandas sejam atendidas, e desenvolver a manipulação para conseguir os seus objetivos são os resultados a longo prazo, apontados pela Dr. Jane Nelsen, de uma disciplina permissiva.

Dr. Jane Nelsen propõe, assim como nós na Mediação Pais&Filhos, métodos respeitosos para os pais e para os filhos ao mesmo tempo, tais como: escuta, validar sentimentos, ajudar as crianças a descobrir os próprios recursos proporcionando experiências em que elas se sintam capazes, oferecer escolhas e responsabilidades, empoderá-las ao confiar nelas, permitir que desenvolvam com as frustrações maneiras de se sentirem capazes, oferecer amor incondicional, e assim conseguir a longo prazo também filhos capazes por que acreditam que sabem lidar com os erros e com os desapontamentos, confiantes em si mesmos, abertos às possibilidades, curiosos, felizes por que sabem tomar decisões, fazer escolhas e se sentem aceitos e importantes.

A paz está em nós e em nossa casa.

Mediação Pais&filhos, abrace essa ideia!

Resultado de imagem para por Danyelle Bandeira

Deixe o seu comentário