VOCÊ SABE DIZER NÃO AO SEU CLIENTE? – por- Danyelle Bandeira

146

Uma das estratégias mais importantes para os negócios é saber dizer não ao cliente para fazer valer valores e necessidades, para negar uma exigência abusiva, um comportamento inadequado, ou negar algo que não achamos justo. Saber dizer não pode salvar o seu negócio, pois aquela máxima de que o cliente sempre tem razão às vezes implica colocar a sua empresa em risco.

Ao dizer sempre sim ao cliente silenciamos e cedemos na falsa esperança de encontrar a paz e de evitar conflitos, sem perceber que agindo desta forma vamos de encontro aos nossos sentimentos, vontades, valores e necessidades. Dizer não sempre é um ato de coragem, e um Sim ao que nos é importante.

Como a empresa pode dizer não e ao mesmo tempo preservar o relacionamento com o cliente? Expresse o não com firmeza e gentileza, desta forma: ”Eu entendo que queira uma redução do preço, mas estamos convencidos que a qualidade do nosso produto vale o que estamos apresentando”

Dizer não requer treino e disciplina e se inicia quando ouvimos atentamente os nossos sentimentos e necessidades. Reconhecer os sentimentos e ter uma postura neutra diante dele, nos leva a compreender nossas razões e motivos para pensar e agir de uma determinada maneira. Enxergamos as nossas necessidades e elas legitimam o nosso Não.

 A partir daí você entra na parte teoricamente mais desafiadora que é declarar o Não. Embora difícil, se ele é dito com a certeza de que está fazendo o melhor em favor dos interesses e necessidades, seja firme sem perder a cordialidade. O Não está afirmando o que não queremos e ao mesmo tempo afirmando o que desejamos. O seu Não está protegendo uma necessidade da empresa, por exemplo, de segurança financeira, respeito, liberdade, honra, estabilidade, integridade, dignidade. Toda empresa deve ser capaz de dizer não a tudo que lhe ameace.

Então, responda às seguintes perguntas: o que importa para a sua empresa? Quais são suas prioridades? O que você quer proteger? Com estas respostas você terá que fazer escolhas o que implica dizer vários Nãos. É vital saber dizer não ao cliente, desta forma: “valorizamos nossa relação com todos os clientes, o seu pedido é inviável, sentimos muito em não poder lhe ajudar nesse momento, a agenda está lotada, não conseguirei lhe encaixar! A empresa precisa dizer não de uma forma clara, honesta e respeitosa, importando-se com o equilíbrio entre duas necessidades, a estabilidade financeira e a satisfação do cliente.

Resultado de imagem para danyelle bandeira

Deixe o seu comentário