A MAGIA DAS CORES

168

A cor é mensageiro poderoso na comunicação da moda, além de ser um item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, pois exerce força psicológica e física. Ela interfere na sua imagem perante as pessoas e representa a maneira como sentimos.

A cor tem o poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair ou repetir: ela pode trazer poder, prazer e sofisticação.

Quando a pessoa usa a cor que se harmoniza com a sua coloração, a aparência se torna mais iluminada, saudável, rejuvenescida, caso contrário, quando as cores são usadas de maneira incorreta, a pessoa vai aparentar cansaço, envelhecimento e se tornar apagada.

Por isso, existe toda uma mensagem nas cores, e elas se distinguem também pela reação que causam nas pessoas.

Existe toda uma psicologia por trás delas.

leque

Veja algumas das cores mais usadas e como se identifica a força que cada uma tem…

VERMELHO:
Cor da paixão
Personalidade: corajosa, dominadora, firme, dramática, sexy, ativa, extrovertida, apaixonante, impulsiva, agressiva.
Ideal para ser usada em datas românticas (cor da energia sexual, atrai paixão, interage com os homens pois transmite confiança) e para falar em público, chama atenção.

AZUL:
É a cor do respeito, confiabilidade, fidelidade, serenidade. Transmite elevado status social, civilidade, estabilidade, dignidade.
Personalidade: sincera, pensativa, comunicativa, calma, pacífica, honesta, conservadora.
Ideal para ser usada em atividades criativas, pois estimula a fantasia.

AMARELO:
Cor estimulante, quente, pode fazer aumentar o nível de ansiedade e induzir inquietação.
Simboliza o otimismo e está associado ao intelecto, é a cor da iluminação, da expectativa, do dinheiro.
Personalidade: receptivo, acessível, alegre, otimista, criativo, extrovertido.
Ideal par ser usada para vender produtos, pois é alegre e estimulante.

VERDE:
Cor relaxante, de comunicação, é a cor que rejuvenesce, representa paz e transmite estabilidade.
Personalidade: receptiva, aberta, estável, equilibrada, prestativa, leal, doce, responsável, amiga, tranquila, simpática.
Ideal para ser usada em datas românticas, especialmente o verde claro, que transmite docilidade.

PRETO:
Transmite poder, mistério, dominação e dignidade.
É uma das principais cores da moda contemporânea pela sua versatilidade.
Personalidade: pessoa autoritária, audaz, dramática, chique, forte, formal, firme, elegante, masculina.
Ideal para o primeiro encontro, pois transmite mistério e erotismo; e para reunião de negócios, pois transmite poder, passa por uma imagem de pessoa dinâmica ao falar em público.

BRANCO:
Transmite esperança, pureza, confiança, frescor, limpeza.
É o símbolo da entrega, uma cor de status, da virtude e do altruísmo, traz sensação renovadora e abertura a mudanças.
Personalidade: expressiva, artística, inocente, pura, fiel, fria, distante, feminina.
Ideal para eventos familiares, para o dia a dia.

CINZA:
É a mistura do preto e branco, neutra, ligada a sabedoria, é preferida por filósofos, artistas e intelectuais.
Cor da eficiência, do refinamento; é a cor incerta, a cor do medo.
Personalidade: calma, conservadora, poderosa, autoritária, confiável, modesta e controlada.
Ideal para ser usado em atividades criativas, pois desencadeia o desenvolvimento artístico, traz sucesso e força.

 “O preto é o inicio de tudo, o ponto de partida, a silhueta, o recipiente e depois o conteúdo. Sem as suas sombras, o seu relevo e a sua proteção, parecer-me-ia que as outras cores não existem. O preto é ao mesmo tempo a soma de todas as cores. É volúvel, cambiante, nunca é o mesmo” (Christian Lacroix, estilista francês).

Com informações de Titta Aguiar, jornalista e estilista de moda.

Márcia Miranda é Graduada em Design de Moda; Especialista em Gestão de Negócios da Moda e Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura.

Deixe o seu comentário