Como combinar diferentes tons de cores em sua casa

39

Geralmente, ficamos receosos em apostar nas cores para deixar os ambientes interessantes, ainda mais quando eles têm metragens reduzidas. Eu sou uma pessoa colorida, e acredito que quando bem utilizadas, as cores exercem grande
influência sobre as sensações humanas, podendo causar diferentes emoções – inclusive gerar alegria e sensação de bem estar.

 (Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)

Por isso, para dar um toque de ousadia e personalidade à sua casa, que tal dar uma pitada de cor no lavado, no corredor de circulação ou até mesmo no hall de entrada? Esses espaços são ideais para você começar a experimentar sua paleta preferida, até porque são locais de passagem e menores, o que evita uma mudança radical.

 (Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)

Através do círculo cromático, você pode aprender a criar harmonia entre as cores, e a partir daí trabalhar com inúmeras combinações. Uma dica para quem está preocupado em errar é optar inicialmente pela elaboração de um ambiente monocromático, explorando as variações de um só tom, do mais claro ao mais escuro, alternando texturas e temperaturas da cor.

 (Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)

Já os mais ousados, podem partir para os contrastes e escolher cores que encontram-se em lados opostos no círculo, trabalhando com uma paleta quente e fria (ex.: laranja e azul). Ou combinar três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo formando um triângulo (ex.: verde, roxo e laranja). Ou ainda, escolher uma cor do círculo como a principal e duas outras adjacentes a ela. Com essas dicas não há como errar!

 (Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)

A mudança pode acontecer inicialmente usando apenas tinta, o que sem dúvida nenhuma gera uma economia e o ambiente se transforma rapidamente. Recomendo fazer o teste em uma das paredes para ver se de fato a cor agrada.

 (Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)

Para quem não quer enfrentar muita bagunça e sujeira, é possível fazer uma “maquiagem” e apostar na mudança de tecidos e acessórios, usando novas capas de almofadas, tapetes, molduras de quadros, capas ou mantas. Depois de pronto, caso queira destacar ainda mais o décor, sugiro um reforço na iluminação para evidenciar as cores através de abajures e arandelas.

Fonte: https://casaclaudia.abril.com.br/blog/pequenos-espacos-grandes-ideias/cor-na-decoracao-como-combinar-diferentes-tons/

Deixe o seu comentário