Gabriella Aragão estreia no @portalmempi: Cores – Círculo Cromático

589

Oi, migas! Quando fui convidada para escrever na coluna de moda aqui no site, fiquei pensando em vários temas, mas todos os que eu considerava estavam, de alguma forma, relacionados a cores e tonalidades. Foi assim que eu resolvi começar pelo principal: as cores! E somente depois falar sobre tendências e dar dicas.

Aprenda a combinar cores e usá-las ao seu favor

Pensando na dificuldade de muitas mulheres na hora de combinar as cores para aquela produção babado, darei algumas dicas de como combiná-las a partir do círculo cromático, o seu futuro melhor amigo!
O que é o círculo cromático? É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Ele é composto por doze cores, que são separadas em cores frias e quentes.

Dica: As cores quentes transmitem mensagens de extroversão, no entanto, elas tendem a aumentar a parte do corpo que colorem. Portanto, é uma boa escolha usá-las em partes do corpo que você queira destacar.

Já as cores frias transmitem o oposto, passam uma mensagem de discrição. São cores que diminuem a superfície que colorem, por isso são ótimas aliadas, dando uma aparência de silhueta mais esguia e disfarçando áreas que você não queira chamar atenção.

Como Utilizar o Círculo Cromático

Agora que você aprendeu um pouco sobre o círculo, vou mostrar quatro formas fáceis de utilizá-lo sem erro.

1 – Tom sobre Tom

Esta forma de utilizar o círculo cromático vai ajudar a compor looks monocromáticos. É bem simples, basta fazer combinações usando uma mesma cor ou variações de saturação de uma mesma cor. Esses tipos de combinações rendem looks elegantes e que alongam a silhueta (você vai aparentar mais magra e alta).

2 – Combinando com cores Análogas (lado a lado)
As cores análogas são vizinhas no círculo cromático, possuem tons bastante parecidos. Com elas é possível montar produções em degradê. As cores análogas estão associadas à elegância e jovialidade, mais do que as composições monocromáticas.

3 – Combinação com Complementares (opostas)
São cores com combinações de alto contraste, que transmitem informalidade, ousadia e criatividade. Essas misturas criam looks casuais e modernos.

Para facilitar você também pode imprimir uma imagem do círculo cromático e, de acordo com as dicas, criar várias produções. Depois me conta o que achou?!  😉

Gabriella Aragão

Olá, me chamo Gabriella Aragão (mas prefiro Gabi). Sou formada em Design de Moda e pós graduada em Produção de Moda. Trabalho com marketing de Moda, visual mershandising, consultoria de imagem, personal stylist e mídias sociais. Amo viajar e conhecer novas culturas!

Deixe o seu comentário