MAQUIAGEM E A TÉCNICA DE CONTORNO

1251

Desde quando Kim Kardashian resolveu abrir seu segredinho de maquiagem postando uma foto com seu rosto todo marcado por tons claros e escuros, demonstrando a técnica de contorno para disfarce e realce da nossa beleza, a pergunta que virou unanimidade entre as mulheres antes de serem maquiadas é: você faz contorno?

Claro né, afinal quem não quer afinar o nariz, diminuir bochechas, disfarçar aquela testa maiorzinha, ou ainda aumentar os lábios? Todo mundo quer melhorar sua beleza! E tudo isso é possível através das técnicas de iluminação que o contorno profissional proporciona. Gente – não foi a Kim Kardashian e seu maquiador quem inventaram isso.

Existe há muito tempo no mundo da maquiagem profissional, o que eles fizeram foi popularizar algo que antes ficava nos bastidores do camarim e era também muito mais usado para maquiagem cinematográfica. Para vocês terem ideia, o contorno surgiu no final do século XIX por um senhorzinho chamado Max Factor – conhecido como o pai da Make-up.

Depois dele, a família Westmore americana dominou a maquiagem cinematográfica e aprimorou essas técnicas para realçar e disfarçar a beauty de várias divas do cinema, dentre elas Elizabeth Taylor, e também inovaram na maquiagem artística, assinando os efeitos especiais e maquiagem do clássico filme “O corcunda de Notre Dame”.

Daí surgiram novos profissionais que foram levando esse segredinho do cinema para as capas de revistas e assim popularizando e informando cada vez mais sobre essa técnica maravilhosa, e o destaque fica para Kevin Aucoin que foi um verdadeiro estudioso do claro/escuro e que tem diversos livros publicados – uma referência na técnica.

Nós amamos que o contorno popularizou e que surgiram também novos produtos para facilitar nossa vida. O acesso a estes produtos era mais limitado e principalmente aqui no Brasil os valores ficavam bem salgadinhos, mas hoje temos inclusive excelentes marcas nacionais que atendem muito bem nossas necessidades e adaptam-se ao nosso clima. Contornos líquidos, cremosos ou em pó, não importa a apresentação, quando bem aplicado faz TOTAL diferença no resultado.

Meninas, cada rosto tem um formato específico e não existe um padrão para o contorno. Óbvio que o olhar apurado de um profissional maquiador que estudou visagismo e simetria dentre outras coisas fará toda diferença no truque, mas basicamente a ideia é: escuro para esconder e claro para realçar. Não saiam apenas copiando o modelo de contorno dessas blogueiras e famosas por aí, procurem um profissional habilitado para tirar suas dúvidas e melhor orientar que tipo de técnica se adequa ao seu formato de rosto e atende a sua necessidade.

Fiz um apanhado de alguns tipos de rosto para vocês verem como podemos aplicar o contorno. Deixem seus comentários e para qualquer dúvida estou à disposição.

tipos de rosto

Beijinho, para vocês suas bonitas!

Débora Prado
Maquiadora profissional, empresária, curiosa e antes de tudo MULHERZINHA. Siga meu Instagram profissional: @debypradomakeup

 

Deixe o seu comentário