Plantas na decoração de interiores – por Caroline e Michaela Napoleão

180

Em um contexto em que problemas ambientais é um assunto tão comentado, é patente a necessidade de se pensar em soluções e medidas, em todas as escalas da vida, que sejam amigas do meio ambiente. Atitudes simples como o cultivo de plantas, por exemplo, são de muito valia, fazendo com que seja uma prática inteligente.

Um lar com plantas torna o microclima mais agradável e ameno, além de humanizar a decoração.

Para se ter um belo jardim, não se precisa ter, necessariamente, casas com uma grande área externa, existem espécies ideais para ambientes internos que não exigem exposição exagerada ao sol, tendo algumas resistentes até ao ar condicionado. Como por exemplo a Costela de Adão, Lírio da Paz, Bromélia e Espada de Jorge.

1 – Costela de Adão

Espécie natural do México é bastante utilizada na decoração, em estampas de quadros, capas de almofadas e outros. Possui folhas exuberantes e inspiram o clima tropical ao ambiente. Seu uso pode ser feito de diversas formas, com uma única folha, em conjunto ou com outras espécies menores.

Costela de Adão com uma única folha. Fonte www.mallieplusposh.blogspot.com.br
Costela de Adão na Decoração. Fonte revista.zapimoveis.com.br

2 – Lírio da paz

Possui um crescimento limitado, chegando ao máximo aos 50 cm. É ideal para locais que precisam de plantas com um porte menor, mas não deixam de marcar presença, em especial por suas flores brancas, que trazem uma mistura de harmonia e leveza.

Lírio da Paz. Fonte www.tuacasa.com.br

 3 – Bromélia

São plantas sensíveis, que queimam quando expostas a luz solar direta – por isso são perfeitas para os cômodos internos onde a luz não é tão presente. Possuem cores mais vibrantes que se tornam interessantes ao serem misturadas com espécies diferentes.

Bromélias. Fonte www.friasneto.com.br
Bromélia. Fonte verdecora.es

4 – Espada de São Jorge

É uma espécie de planta que se destaca por possuir folhas alongadas e retas com um verde rajado. Se adaptam tanto a ambientes externos quanto internos, não exigem tanta rega e ainda purificam o ar do ambiente que se encontra. Quando colocadas em um belo vaso, se tornam protagonistas em qualquer ambiente.

Espada de São Jorge. Fonte www.detalhesmagicos.com.br

Fontes:

<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Costela-de-adão>

<https://revista.zapimoveis.com.br>

<http://hmjardins.com.br/como-cuidar-de-sua-costela-da-adao/>

<www.archdaily.com.br>

<www.revistacasaejardim.globo.com.br>

 

Deixe o seu comentário