Ripas de madeira na Decoração – por Caroline e Michaela Napoleão

1170

As ripas são peças de madeira longas e estreitas que, geralmente, são usadas em telhados. Porém, no Japão, ela é usada tradicionalmente na decoração dos seus ambientes.

A utilização das ripas na decoração ganha força no mundo todo, pois tem vários benefícios, principalmente em ambientes pequenos. São leves e fáceis de remanejar, trazem aconchego, são elegantes e charmosas, além de ser muito versáteis, pois possuem uma boa capacidade de adaptação a diferentes superfícies e usos. Com isso, seu uso soluciona, conjuntamente, questões de funcionalidade e estética do ambiente, dando personalidade ao projeto por conta do forte elemento arquitetônico que representa.

Por ser versátil, vamos demonstrar diferentes formas e lugares nos quais as ripas de madeira podem ser aplicadas:

  • TETO:

Podem ser usadas para esconder estruturas ou instalações aparentes, permitindo o uso de luminárias de modo diferenciado, tendo ainda fácil manutenção.

  • QUARTO:

Podem ser usadas como suave divisória dos cômodos:

Podem ser usadas como com cabeceira da cama:

 

 

  • COZINHA/ ÁREA DE SERVIÇO:

 São utilizadas para esconder e/ou ocultar eletrodomésticos:

 

 

Podem ser o revestimento da cozinha:

  • BANHEIRO:

Servem para dar privacidade, delicadamente, através das ripas.

  • SALA:

Nesses ambientes, a aplicação criativa das ripas permite o uso decorativo, podendo ser aplicadas na parede e teto. É possível ainda a utilização para esconder a televisão.

  • JARDINS/VARANDA:

Podem ser usadas para liberar a área de piso por meio da utilização de painéis de ripas como jardins verticais na parede da varanda.

  • INTEGRAÇÃO/SEPARAÇÃO DE AMBIENTES:

A opção de integrar e/ou separar ambientes por meio das ripas de madeira, além de dar sensação de amplitude e leveza, suaviza a divisão e integra visualmente o local, funcionando como elemento vazado, que deixa entrar a ventilação e a iluminação.

FONTES:

<projetos.habitissimo.com.br/projeto/integre-ripas-de-madeira-a-decoracao>

<casaedecor.constancezahn.com/10-ambientes-com-ripas-de-madeira>

<decorsalteado.com/2014/09/madeira-ripada-e-tendencia-na-decoracao.html>

Deixe o seu comentário