Vamos Falar de Biótipo? – por Gabriella Aragão

169

As tendências que chegam na moda são para todas as mulheres. Mas você deve saber usá-las ao seu favor, realçando o que lhe agrada e disfarçando o que te incomoda. Para isso, a primeira coisa que deve saber é qual seu tipo físico, e o que determina isso é a forma da silhueta.

Você pode ter a mesma numeração da sua miga, mas os tipos físicos podem variar, inclusive de acordo com a idade o corpo também muda. Não existe corpo perfeito, mas as roupas certas fazem milagre.

Nesse post vou te ajudar a conhecer o seu corpo e te dar algumas dicas de como se sentir segura e valorizar seu corpo na hora de se vestir.

Corpo Ampulheta

Formas preenchidas e arredondadas no busto e quadril, com cintura bem marcada.


O corpo ampulheta quase tudo cai bem, pois ele é mais proporcional. Porém, é preciso ter um pouco mais de atenção com roupas bem curtas ou com transparência exagerada (por ter bastante curvas, o exagero por trazer um pouco de vulgaridade, e nós não queremos isso). Uma boa dica é evidenciar a região do busto e roupas com modelagem reta na parte inferior!

A mulher com esse biótipo pode usar detalhes e estampas com tecidos fluidos para desenhar e valorizar ainda mais suas curvas. Com isso, a cintura e o quadril não vão parecer maior do que realmente são.

O que vai me valorizar Gabi?

Aposte em CROPPED, eles vão valorizar e deixar visível a parte mais fina desse tipo de corpo. Uma boa proposta é usa-lo com a SAIA LÁPIS. Esse tipo de saia acentua suas curvas, modela e ajuda a suavizar a grossura das duas coxas.

O VESTIDO ENVELOPE é uma ótima opção pra esse corpo curvilíneo, pois o decote em “V” vai alongar o colo e a amarração na cintura vai destacar a suas curvas.

Não esqueça de ter sempre um CINTO no seu closet, ele vai ajudar a calça se encaixar perfeitamente a sua cintura.
Corpo Oval ou Maça
Ombros e quadris da mesma largura e sem marcação de cintura. O tronco possui uma forma mais largo na parte de cima.
O tipo oval é o que requer mais cuidados na hora de escolher as melhores peças.

É importante escolher tecidos escuros, que sejam fluidos e maleáveis, já que não marcam nenhuma parte do corpo. Evite peças largas ou justas demais, pois em vez de esconder, elas podem aparentar mais volume do que realmente tem.

Evite também cintos. Invista em peças retas, decotadas e com detalhes verticais que ajudam a alongar a silhueta. O ideal é valorizar o colo e as canelas.

O que vai me valorizar Gabi?

SAIA RODADA COM CINTURA ALTA, pode ser ajustada na região mais fina do tronco, enquanto o comprimento mais amplo cai sobre o abdômen, cobrindo o volume da região.

SHIFT DRESS com seu modelo reto, mais soltinho e sem manga é o ideal para desviar a atenção para os braços e pernas, enquanto a circunferência abdominal continua discreta. Outra aposta pra esse tipo de corpo são as BLUSAS DE MANGAS AMPLAS E BATAS com comprimento soltinho evita que a cintura mais larga seja enfatizada. E quando combinada com uma CALÇA DE CORTE MAIS RETO impede que as pernas mais finas contrate com o volume da parte superior.
 Corpo Retangular
Formas equilibradas, reto e pouca marcação de cintura. Ombros, cintura e quadril possuem as mesmas proporções.
Pode usar as mais variadas formas de roupas, desde que sejam acinturadas por meio de cores mais escuras. Aposte nos cintos ou numa peça com modelagem bem ajustada.

Para parecer ter mais curvas, as saias do tipo tulipa ou lápis, sutiãs ou blusas com estrutura de bojo são ideais. Os ombros marcados também ajudam a definir o tipo retângulo. E cuidado com os cropped! Procure combina-los com saias ou calças que crie volume na área do quadril.

O que vai me valorizar Gabi?
Meninas que possuem esse tipo de corpo procurem usar roupas que criem um jogo de proporção, como:

MINI SÁIA. Ela deixa as pernas mais longas e a modelagem justinha enfatiza suas curvas.
VESTIDO COM RECORTES NA CINTURA, é uma ótima pedida! Ele faz você parecer mais curvilínea em segundo, e cria uma ilusão de cintura mais fininha.

TOP COM BABADOS na região do busto aparenta um busto mais largo e cintura mais fina.
CALÇA AFUNILADA por ter a barra mais justinha e volume soltinho no quadril te deixa com mais curva essa região.

Corpo Triângulo ou Pêra
Ombros estreitos, busto pequeno, cintura marcada e quadril mais largo.
É importante evidenciar os ombros e o colo com peças que tenham decotes mais largos e modernos. É a área do corpo que mais precisa ser valorizada.

As blusas estampadas e recortadas também são boas opções para valorizar o tipo triângulo, mas esqueça qualquer peça frente-única, porque os ombros ficarão ainda mais apagados.

Para a parte inferior, o ideal é investir nas peças retas e produzidas com tecidos fluidos. Caso não goste de usar saias, uma calça reta, lisa e sem bolsos ajuda a valorizar a região.

O que vai me valorizar Gabi?

BLUSAS BORDADAS com estampas ou aplicações são ótimas para focar a atenção no tronco, região mais enxuta do corpo. Ressalte o efeito, combinando o look com saias ou calças lisas.
CALÇA BOCA DE SINO, desviará a atenção do quadril, porque o volume da barra faz com que a parte inferior do corpo pareça completamente proporcional.

VESTIDOS SEM MANGAS E ACINTURADOS esses modelos que deixam os ombros à mostra transferem a atenção para o colo, enquanto o ajuste na cintura permite uma silhueta mais slim. Deixe a saia mais soltinha cair sobre os quadris.

SAIA EM CORTE “A” para valorizar o quadril, este modelo é perfeito. Ele marca a região mais afunilada da cintura e deixa em evidência o volume que vem logo abaixo.

Corpo Triângulo Investido

Ombros mais largos que os quadris

Roupas com parte de cima mais levinha e com detalhes que se direcionam ao pescoço camuflam os ombros largos.

Na parte inferior, a sugestão é escolher as peças mais estruturadas, com estampas e volumes, focando o olhar para essa região. O importante é deixar a região do ombro mais leve e tentar criar curvas na região do quadril onde não existe. Vestidos frente-única e calças largas são ótimas opções. Esqueça as calças skinny e os paletós com ombros marcados. Decotes são super bem-vindos.

O que vai me valorizar Gabi?

PEPLUM

 ele faz com que o quadril pareça mais largo, criando curvas para essas área.
MANGA FLARE para dar ilusão de um ombro mais estreito.
E ai, descobriu o seu biótipo? Para facilitar, vista um vestido de cor lisa e bem justo e se olho no espelho, observe suas curvas. Se ainda sentir dificuldade para distinguir o seu tipo de corpo, use uma fita métrica!

Gabriella Aragão

Olá, me chamo Gabriella Aragão (mas prefiro Gabi). Sou formada em Design de Moda e pós graduada em Produção de Moda. Trabalho com marketing de Moda, visual mershandising, consultoria de imagem, personal stylist e mídias sociais. Amo viajar e conhecer novas culturas!

Deixe o seu comentário