Dieta  Flexitariana   ou Semi-Vegetariana  – por Adrianne Holanda

286

Cresce entre nós o número de pessoas que estão diminuindo o consumo de carne, sem abrir mão totalmente da proteína animal. É aquele que segue a dieta vegetariana na maior parte do tempo, mas que, ocasionalmente, come algum tipo de carne, leite e derivados desnatados, ovos, etc. A mudança de comportamento é mundial e a tendência é uma das principais desde 2017.

Maior atenção com a saúde, preservação do meio ambiente e preocupação com o bem-estar dos animais – não necessariamente nessa ordem – são os principais motivos que levam cada vez mais adeptos à dieta flexitariana.

 Uma pesquisa feita pelo Datafolha no ano passado apontou que 63% dos brasileiros querem reduzir o consumo de carne. E uma dieta “mais limpa” traz vantagens para o corpo. Alimentos de origem animal, em excesso, são considerados gatilhos para diversas doenças crônicas, alguns tipos de câncer, inflamações, doenças cardiovasculares, entre outras.

Por outro lado, os ingredientes de origem vegetal costumam ser mais pobres em gorduras nocivas, ricos em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e compostos bioativos. Além disso, esse tipo de consumidor prefere alimentos do pequeno produtor, sem agrotóxicos e, com isso, agrega mais benefícios.

O emagrecimento pode ser uma consequência, já que os alimentos mais naturais e menos processados engordam menos. Isso se você não passar a abusar de doces e pães para compensar, é claro.

Muitas pessoas ficam perdidas, sem saber como fazer a substituição ou como reorganizar as refeições, assim como descobrir possíveis carências. Eis a importância de consultar o nutricionista.

A Dieta Flexitariana – ou semi-vegetariana – está em terceiro lugar entre as dietas mais promissoras e benéficas ao ser humano,  depois da dieta Mediterrânea e a Dash.

É uma dieta de longo prazo, que pode ser levada como um estilo de vida, e que, como já vimos, traz resultados excelentes para a saúde e para a sustentabilidade do planeta.

Até a próxima!😉

Adrianne Holanda

Graduada em Ciências Contábeis; Graduada em Nutrição; Pós Graduanda em Nutrição Clínica, Estética e Funcional; Pós graduanda em Nutrição Oncológica.

Deixe o seu comentário