MAU HÁLITO E SUAS CAUSAS

68

Muitos pacientes me procuram para saber sobre a halitose, ou vulgo mau hálito ou boca de trincheira como falam os adolescentes hoje, pensando em vocês caros leitores, criei alguns informes que irão esclarecer algumas dúvidas…

Cerca de 75% dos casos de halitose (mau hálito) têm sua origem em um problema bucal. Outras causas do mau hálito são os distúrbios gástricos, infecções nos seios (maxilares/paranasais), portanto da área do otorrino.

O sucesso do tratamento depende da determinação de sua causa. Tão logo o dentista determine a causa, o tratamento pode começar.

O mau hálito pode ser causado por:

  • Fatores externos – alimentos, como cebola e alho; e bebidas, como café e álcool; e o fumo;

  • Má higiene bucal – quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos;

  • Enfermidade bucal – gengivite e doença periodontal (doença de gengiva e do osso que envolve o dente);

  • Próteses totais – formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente e substituídas a cada 4 anos.

  • Amígdalas – as fendas (criptas) mais largas das amígdalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;

  • Infecções do aparelho respiratório – garganta, seios paranasais e pulmões;

  • Boca seca (xerostomia) – que pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, medicamentos, respiração pela boca, radioterapia e quimioterapia;

  • Doenças sistêmicas – diabetes, doenças renais/hepáticas, pulmonares e dos seios maxilares/paranasais, distúrbios gastrintestinais;

rid-bad-breath

Tem pessoas que tem a língua cheia de fissuras, como se fosse cortes, isso chamamos língua geográfica, é importante a higienização da língua diariamente sempre que escovarmos os dentes após as refeições, pois se ela não for higienizada, os alimentos que ficam lá retidos, fermentarão e liberarão gás causando odor desagradável. Como fazer se você tem língua geográfica?

Primeira dica, use a escova ou limpador de língua que se compra na farmácia para remover aqueles dendritos; segunda dica, bochechar água oxigenada 10 volumes diluídas em água após a escovação limpa muito essas fissuras e de quebra ainda deixa teus dentes mais brancos.

Espero ter contribuído no esclarecimento de algumas das dúvidas mais freqüentes sobre halitose (mal hálito), lembre-se nunca é tarde demais para investir em sua melhor versão, hoje é o melhor momento…

Um grande abraço!

Dra Lineia Torres
Cirurgiã dentista – CRO 1379

 

Deixe o seu comentário