Pão ou Tapioca? – por Adrianne Holanda

71

Atualmente muitas pessoas vem aumentando o consumo de tapioca e evitando comer pão, principalmente aqueles que desejam diminuir o carboidrato. Será que a tapioca realmente possui mais benefícios que o pão e menos carboidrato?

Abaixo segue um comparativo entre os dois alimentos em uma porção de 100g (Dados coletados da TACO-UNICAMP):

   100 g

Pão Francês

Tapioca

Carboidrato

58,6 g

60 g

Proteína

   8,0g

  0 g

Lipídios

   3,1g

  0 g

Fibras Alimentares

    2,3g

  0 g

Calorias

300 Kcal

241,4 Kcal

Índice Glicêmico

  95

115

Com essa comparação podemos concluir que trocar o Pão Francês pela Tapioca, pensando em reduzir carboidratos e adquirir perda de peso não é o ideal,pois:
– A tapioca apresenta maior quantidade de carboidratos e menor quantidade de fibras, além de maior índice glicêmico, ou seja, ela é digerida num piscar de olhos, o que aumenta bruscamente os níveis de glicose no sangue e a sua fome logo/redobra.
– Já as fibras possuem inúmeros benefícios para nosso corpo e ajuda a reduzir o índice glicêmico dos alimentos, além de serem responsáveis pela sensação de saciedade.
.
Os melhores parceiros para baixar o IG são os alimentos com uma boa dose de fibras solúveis. Elas formam uma espécie de gel no estômago e, com isso, retardam a digestão do carboidrato. Por isso existe a estratégia de acrescentar aveia à sopa e sementes de chia e linhaça à goma da tapioca (de novo ela!).

       Para não errar, consulte sempre seu nutricionista, ele sempre utilizará a estratégia ideal para sua individualidade, levando em consideração suas preferências e se elas poderão fazer parte de um plano alimentar saudável e sustentável, o que muitas vezes, pode ser viável, dependendo dos ajustes.

Até a próxima!

Adrianne Holanda

Graduada em Ciências Contábeis; Graduada em Nutrição; Pós Graduanda em Nutrição Clínica, Estética e Funcional; Pós graduanda em Nutrição Oncológica.

Deixe o seu comentário