Prevenindo e corrigindo a Assimetria Muscular – por Jucianne Guedes

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De maneira geral, as assimetrias acabam ocorrendo por alguns motivos básicos:

  1. Treinamento errado;

  2. Falta de flexibilidade;

  3. Trabalho ineficiente (principalmente para o lado não dominante);

  4. Desvios posturais;

Dicas:

  1. Prefira movimentos unilaterais:

Nosso lado dominante tem muito mais possibilidades de ser mais forte do que o não-dominante. Desta maneira, você verá que com o passar do treinamento, o cérebro tende a igualar assimetrias de lateralidade, através da adaptação neural. Isso é ainda mais válido em iniciantes, que tem um controle motor mais precário. Neste caso, o ideal é a utilização de movimento isolados unilateralmente ou então, com halteres. Por exemplo, ao invés de usar o supino reto com barra, prefira o com halteres, pois desta maneira, ambos os lados receberão a mesma solicitação muscular, ao invés da cadeira extensora normal use a articulada.

  1. Melhore sua execução:

De nada adianta todo um diagnóstico de seu problema, se não melhorarmos a execução. Por isso, use menos carga e concentre-se na qualidade dos movimentos. Isso fará com que haja uma adaptação mais adequada das unidades motoras e uma correção nas assimetrias musculares.

  1. Verifique sua postura:

Aqui temos dois pontos. Primeiramente vou falar de sua postura natural. Pare em frente ao espelho, de pé e sem forçar nenhum ajuste. Veja como é sua postura, se seus ombros são alinhados e estão centralizados em relação ao corpo. Agora olhe seu quadril, joelhos e tornozelos lógico que somente um professor DE E.F poderá fazer uma avaliação postural adequada e completa, mas assim, é possível verificar muitos desvios. Se você encontrar anormalidades, procure um profissional. Já durante o treino, tome muito cuidado com isso.

  1. Fortaleça o core:

Muitas vezes, temos problemas de assimetrias pois o core não é fortalecido da maneira adequada. Isso gera desbalanceamentos musculares e consequentemente, assimetrias. Isso porque a parte medial de nosso corpo é responsável por manter o corpo alinhado e estável. Se isso não ocorrer, irão acontecer desbalanceamentos e assimetrias musculares.

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